Pragas
Cupins
A fonte alimentar dos cupins são os materiais celulósicos sob diferentes formas, podendo essas estarem presentes em edificações verticais (prédios), casas residenciais, patrimônio histórico, acervos, entre outras formas celulósicas. A digestão deles é realizada com o auxílio de microrganismos encontrados no intestino do inseto. Os cupins são insetos sociais, onde toda a colônia está dividida por classes sociais, denominadas castas. Cada casta tem sua função definida: Operários; Soldados; Reis e Rainhas e Reprodutores Alados.
DICAS PARA IDENTIFICAR A INFESTAÇÃO POR CUPINS:
Algumas espécies transitam por estrutura de base, como blocos e tijolos, lajes, conduítes elétricos e telefônicos e rede hidráulica. Na maioria dos casos, os cupins subterrâneos constroem os tuneis de forrageamento para se locomoverem com segurança até o local de ataque; no caso dos cupins de madeira seca, eles não constroem tuneis. Por isso são recomendadas as seguintes ações:
Para cupins subterrâneos:
● Verificar locais quentes e úmidos da edificação, como forro e madeiramento de telhados;
● Buscar por sinais de túneis próximos a molduras de janelas, batentes de portas, parede e pisos de madeira e escadas com vãos perdidos;
● Atenção para a existência de ninhos em vãos entre paredes, andares e caixões perdidos na estrutura da edificação;
Para cupins de madeira seca:
● Verificar se há pequenos orifícios dispersos nas madeiras ou se há presença de pó granuloso com aspectos e cores de madeira sob os móveis;
● Checar se as superfícies dos móveis e itens de madeira estão intactas e o interior oco ou danificado.
Fique atento aos pontos acima e lembre-se que uma mesma edificação pode ser atacada por mais de uma colônia, assim como uma colônia pode atacar mais de uma edificação.