Cupim de Madeira Seca

Os cupins de madeira seca são insetos que vivem em madeira com baixo teor de umidade. A própria madeira e o ambiente em que vivem proveem a umidade que necessitam para sobreviver. Quando infestam peças de mobiliário, o ataque é discreto, podendo formar colônias completas no seu interior. A capacidade de habitar peças facilmente transportáveis, sem apresentar sinais externos de ataque, favorece sua dispersão quando deslocadas.

Quando infestam peças de mobiliário, o ataque é discreto, podendo formar colônias completas no seu interior. A capacidade de habitar peças facilmente transportáveis, sem apresentar sinais externos de ataque, favorece sua dispersão quando deslocadas.

Prevenção:

- Uso de madeiras tratadas durante a construção do imóvel ou montagem dos móveis;
- Colocação de telas milimétricas para prevenir a entrada de alados nas áreas internas do imóvel;
- Inspeções periódicas em armários, madeiramento do telhado e outras estruturas;
- Não transportar móveis e objetos infestados.

Danos Causados:

Estes insetos infestam madeira seca de todas as densidades e materiais celulósicos em geral, causando danos expressivos, mas não atacam parte vivas de árvores.

Cupim Subterrâneo:

Os cupins subterrâneos são assim denominados por construírem seus ninhos no solo, em vãos estruturais, tais como: caixões perdidos em edifícios, entre lajes, paredes duplas, ou qualquer outro espaço confinado existente em uma estrutura do imóvel. Os sinais típicos de ataque dos cupins subterrâneos são os caminhos (túneis) que eles fazem sobre a alvenaria ou outro material.

Prevenção:

Devido aos ninhos nem sempre permanecerem no local infestado, e muitas vezes a metros de distância, o controle dessa praga torna-se mais difícil. Devido a esse comportamento não é recomendado a aplicação de produtos não específicos, pois a infestação tende a migrar para outras áreas.

Danos causados:

São encontrados infestando edificações em áreas urbanas, consumindo madeiramentos e derivados celulósicos em geral.

Voltar